Servidores devem permanecer em estado de alerta contra o desmonte do serviço público; a mobilização será retomada após as restrições causadas pela pandemia
Em função das restrições recomendadas pelos órgãos de saúde para conter a contaminação pelo vírus Covid-19, o SISMAR comunica a todos os servidores municipais da região que a greve e as atividades programadas para o dia 18 de março foram canceladas.
A saúde do trabalhador e da população, neste momento, são a prioridade do SISMAR e deveriam ser de todos, tendo em vista as limitações do sistema de saúde (público e privado) para enfrentar esta crise de saúde pública que é a pandemia de Covid-19.
Isso não significa que paramos a luta em defesa dos servidores e contra o desmonte do serviço público. Porém, é necessário compreender a excepcionalidade do momento e a importância das ações e medidas emergenciais para o enfrentamento da crise. Consideramos e cobramos que a saúde dos servidores seja prioridade do governo municipal. Por outro lado, mantemos o estado de greve e retomaremos a mobilização tão logo as restrições por causa do Covid-19 sejam reduzidas.
Contágio
Independentemente de a taxa da mortalidade do Covid-19 ser menor do que a de outras doenças (como a tuberculose ou o HIV), a grande preocupação é com sua rápida disseminação e agravamento em pessoas com doenças crônicas (hipertensos, obesos, idosos, pessoas com problemas respiratórios, fumantes, etc.), o que sobrecarrega e pode colapsar as unidades de saúde.
Também destacamos que serão as pessoas mais pobres, em geral mulheres, pessoas negras e moradoras de periferias, que mais estarão vulneráveis ao contágio, por terem menos acesso à informação, menos dinheiro para comprar proteção (máscaras, álcool gel), além da impossibilidade de cumprirem seus trabalhos em casa (pedreiros, faxineiras, trabalhadores informais, etc). Criticamos a inércia do Governo Edinho Silva, de Araraquara, que não ofereceu uma resposta à altura da gravidade da situação, tratando de modo irresponsável essa ameaça, esperando os primeiros casos ocorrerem para só depois tomar atitudes de redução do contágio, como distanciamento social.
É fundamental abrir o debate sobre medidas emergenciais para a proteção de todos os trabalhadores e trabalhadoras (formais e informais) e de seus empregos e renda, além de medidas específicas para os servidores da saúde e educação, que estão mais expostos ao contágio.
Proteção
As prefeituras precisam manter materiais e equipamentos de proteção individual apropriados para evitar o contágio pelo Covid-19. Caso na sua unidade não tenha, entre em contato com o SISMAR.
Todas as unidades devem ter, no mínimo
Álcool gel
Sabonete
Papel toalha
Unidades de saúde precisam ter também
Álcool 70%
Avental
Máscara cirúrgica
Máscara NR95
Luvas
Profissionais treinados para as limpezas diárias e terminais
Região
Cinco prefeituras da região já decidiram (ou planejam) fechar escolas e alterar as rotinas para reduzir as atividades coletivas e as atividades com idosos. São elas:
Américo Brasiliense
- Interrupção gradual das aulas, a partir do dia 16/03 (segunda-feira), com a manutenção das aulas de modo optativo, para que as famílias possam se adequar à situação. As aulas serão interrompidas completamente a partir de 23/03, com prazo ainda indeterminado para retorno. - As atividades esportivas, tais como as escolinhas de esportes, estão canceladas. - Ato Cívico, Show da Rádio Cultura, Apresentação do Espetáculo Aladdin e a Paixão de Cristo que aconteceria dentro das festividades de 55 anos de Américo Brasiliense, também estão suspensos.
Gavião Peixoto
- Atividades com idosos, no Centro de Convivência dos Idosos e demais programas com idosos, suspensas por tempo indeterminado.
- Ampliação de compra de álcool em gel e máscaras de forma preventiva, as quais serão distribuídas para todos os funcionários da saúde, que também serão capacitados para a nova moléstia.
- Escolas municipais atenderão normalmente esta semana. O transporte interno escolar será suspenso a partir de terça feira.
- Na quinta-feira o Município de Gavião Peixoto elaborará decreto informando sobre a suspensão ou não de aulas a partir do dia 23 de março.
- As escolinhas de esportes manterão suas atividades esta semana. Na quinta-feira será definido sobre a continuidade ou paralisação das mesmas.
- A Reinauguração do Espaço do Saber, programada para 28 de março está suspensa por tempo indeterminado.
Nova Europa
- Os alunos não precisam frequentar as aulas a partir deste dia 16 de março. Eles não ficarão com falta durante o período de suspensão das aulas. Se os pais precisarem de orientações e de informações, as escolas ficarão abertas para atendê-los
Ribeirão Bonito
- Até o dia 19 de março de 2020, as aulas são facultativas. A partir do dia 20 de março as aulas estão suspensas.
Santa Lúcia
- Vai seguir as determinações do governo estadual. A prefeitura participará, hoje, 16 de março, de uma videoconferência com Secretaria Estadual da Saúde e da Educação para tomar as medidas que forem determinadas.
Recomendações úteis
Prevenção
(OMS)
Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se água e sabão não estiverem disponíveis, use um desinfetante para mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca.
Evite contato próximo com pessoas doentes.
Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou use um lenço. Descarte o lenço imediatamente em uma lixeira fechada e lave as mãos.
Limpe as superfícies regularmente com desinfetante. Por exemplo, sempre limpe bancos de cozinha e mesas de trabalho.
Caso esteja se sentindo mal
(OMS)
Evite viajar se tiver febre e/ou tosse. Ao chegar em casa, entre em contato com um profissional de saúde e informe-o sobre onde esteve.
Caso esteja se sentindo mal, fique em casa e ligue para o seu médico.
Sobre o uso de máscaras
(OMS)
Use uma máscara se:
Você for um profissional de saúde que trata pacientes com COVID-19.
Você estiver saudável, mas cuidando de alguém que tenha suspeita de coronavírus.
Você estiver tossindo ou espirrando.
As máscaras são eficazes somente se combinadas com a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou com desinfetante para mãos à base de álcool. As máscaras devem ser usadas e descartadas adequadamente, como compartilhado no site da OMS.
Como lidar com o aumento da ansiedade ou estigma
(OMS)
Sabemos que suas comunidades podem estar se sentindo ansiosas, estressadas ou assustadas. Aqui estão algumas dicas importantes a serem consideradas e compartilhadas com os membros da sua comunidade:
É normal sentir-se triste, estressado, confuso, assustado ou com raiva durante uma crise. Conversar com pessoas em quem você confia pode ajudar, como amigos, familiares ou membros da comunidade.
Se você precisar ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável, incluindo exercício, sono e dieta adequada. Acompanhe o estado de seus familiares e amigos que estão em casa por email e telefone e conecte-se com sua comunidade do Facebook para obter apoio.
Não fume nem use álcool ou outras drogas para lidar com suas emoções.
Converse com um profissional de saúde ou um conselheiro caso se sinta sobrecarregado. Tenha um plano sobre onde ir e como procurar ajuda para as necessidades de saúde física e mental, se necessário.
Verifique os fatos. Reúna informações que ajudarão você a determinar seu risco com precisão. Dessa forma, você poderá tomar precauções razoáveis. Busque uma fonte confiável, como o site da OMS ou uma agência de saúde pública local ou estadual.
Comentarios