Ao todo, serão distribuídas 30 mil máscaras para evitar a Covid-19; EPI foi adquirido pelo Sindicato em acordo com o MPT com dinheiro repassado pela Justiça do Trabalho
Diretores do SISMAR entregaram máscaras de uso social para combate à transmissão do novo coronavírus em mais 17 unidades de Araraquara e também em Ribeirão Bonito e Gavião Peixoto, nesta quarta-feira, 29.
Para o SISMAR, é fundamental o fornecimento de EPIs para servidores como Agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde, Apoiadores do Combate à Dengue, servidores do DAAE e do Centralizado, assim como outros que estejam trabalhando e tendo contato entre si ou com a população, para evitar tanto o contágio dos trabalhadores quanto dos contribuintes. O Sindicato tem plena consciência de que o número de contaminados ainda está (toda a região) em uma curva ascendente e que o uso de EPIs colabora diretamente para a diminuição do número de casos.
As máscaras produzidas pela Lupo foram adquiridas pelo SISMAR, graças à uma negociação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que garantiu ao Sindicato R$ 148,5 mil repassados pela Justiça do Trabalho (dinheiro oriundo de multa paga por uma empresa por danos morais coletivos). As máscaras tem a identificação do MPT e da Justiça do Trabalho de Araraquara e são de uso social, não indicadas para equipes de saúde que lidam com pacientes. São máscaras de pano (98% poliamida e 2% elastano).
Hoje foram distribuídos kits com duas máscaras cada nos seguintes locais:
Centralizado – pavimentação; almoxarifado de medicamentos; almoxarifado central; sec. De obras;
Secretaria de Saúde e Administração
Casa Transitória
Secretaria de Segurança Pública e Corregedoria
Guarda Civil Municipal
Centro de Reabilitação
CER Rubens Cruz 1 e 2
CMS Selmi Dei IV
USF Adalberto Roxo
Secretaria de Serviços Públicos
NGSAT (Sec. Educação)
Empresa Solucoes (terceirizados)
Unidade de Saúde da Mulher
NGA 3
Prédio da Prefeitura de Araraquara
Unidade de Controle de Vetores
ESF Equipe de Saúde da Família do Vale do Sol
Ribeirão Bonito
Gavião Peixoto
Reconhecimento
No requerimento em que solicita à Justiça o repasse do dinheiro para a aquisição das máscaras, o Procurador do Trabalho reconhece a combatividade do SISMAR e destaca a preocupação do Sindicato com os trabalhadores não ligados diretamente à saúde que estão realizando serviços sem máscaras.
O Sindicato prestará contas da exata destinação (comprovante fiscal de compra) e da distribuição das máscaras aos trabalhadores, no prazo de 60 dias.
Comments